CONSCIÊNCIA NEGRA

Alagoas faz campanha com 100% de profissionais pretos

Desde a criação até a produção da peça publicitária, mais de 70 pessoas contribuíram para a iniciativa, gravada na Serra da Barriga, que abrigou o maior quilombo do país, o Quilombo dos Palmares

O estado de Alagoas celebra o Mês da Consciência Negra com o lançamento de uma campanha publicitária exclusivamente protagonizada por profissionais pretos. Desde a criação até a produção do material, mais de 70 pessoas contribuíram para a iniciativa, cumprindo o desafio proposto pelo governo estadual de envolver 100% de talentos negros em todas as etapas do processo.

A escolha da Serra da Barriga como locação, onde o Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século, dita o tom da campanha. O vídeo, narrado por trechos do poema de Jorge de Lima, destaca a importância histórica da região, enquanto imagens do Grupo Olóómi Áyyéé e manifestações artísticas ressaltam a diversidade cultural.

O governo de Alagoas, via Instagram, destacou a celebração e reverenciou o legado de Zumbi dos Palmares.

“Entre os montes da Serra da Barriga, onde ecoam os feitos corajosos de Zumbi dos Palmares, celebramos a Consciência Negra. Cada cena é um tributo ao legado que transcende o tempo, uma reverência ao pulsar constante da cultura que molda nossa Alagoas. A luta por igualdade e respeito é diária.”

Luciano Quirino, diretor da produtora responsável pela campanha, destaca que o vídeo transcende a mera inclusão, buscando uma identificação profunda das pessoas pretas com suas raízes.

“O vídeo tem um simbolismo, vai além somente da inclusão. A proposta é de identificação das pessoas pretas com sua cor, com suas raízes. Serve de reflexão sobre a participação dos negros no mercado de trabalho”, diz.

Governo de Alagoas - Campanha do governo de Alagoas

A secretária estadual da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, enfatiza o orgulho de se sentir representada como mulher preta.

“A campanha é motivo de orgulho para todos nós. Como mulher preta, descendente também de indígenas, me sinto representada. Somos protagonistas da campanha, como somos, e devemos ser sempre protagonistas da nossa própria história”, afirma.

A produção audiovisual, de 45 segundos, valoriza os diferentes tons de pele negra, com cuidado na iluminação para destacar rostos e expressões. Além do viés artístico, a campanha abraça causas sociais, apoiando cotas raciais, preservação dos saberes ancestrais, compromisso com mulheres pretas e políticas para a juventude negra. A iniciativa visa não apenas celebrar, mas provocar reflexões sobre a participação dos negros no mercado de trabalho e a construção de um orgulho da negritude individual.

 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

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