A onda de calor nos estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) continuará até esta sexta-feira (17/11), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (13) classificado como de "grande perigo". As temperaturas, em todos esses locais, devem ficar5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.
Segundo o Inmet, a onda de calor atingirá áreas dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Paraná. O fenômeno também vai abranger toda a extensão do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Rondônia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O comunicado vai de encontro a outro boletim, também publicado pelo instituto, que previa a duração deste fenômeno até quarta (15).
- Onda de calor: cidades brasileiras podem alcançar máxima de 45 ºC
- Rio de Janeiro tem sensação térmica de 52,7°C nesta segunda-feira
Umidade
Outro alerta do Inmet, foi sobre a umidade relativa do ar. Consta que todo o DF sofrerá com umidades baixíssimas, entre 20% e 12% nesta segunda. A seca também atingirá regiões dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Esse quadro favorece incêndios em florestas, além de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
A orientação dos meteorologistas do Inmet é beber bastante líquido, umidificar o ambiente, além de evitar a prática de exercícios físicos e se expor ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Saiba Mais