Um fóssil de dinossauro foi encontrado, na quinta-feira (9/11), durante escavações em uma obra na BR-050, localizada em Uberaba, Minas Gerais. O material possui cerca de 20 centímetros e será encaminhado a estudos científicos para que possa ser determinado a qual espécie pertencia. Avaliações iniciais indicam que o fóssil seja de um titanossauro, o Uberabatitan — maior dinossauro já encontrado em território brasileiro.
- Fóssil de peixe de 319 milhões de anos é encontrado com cérebro preservado
- Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus é repatriado ao Brasil
- Pesquisadores encontram fóssil de 12 mil anos em Serranópolis, em Goiás
O fóssil foi descoberto pela equipe da Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada pela concessionária Eco050 para acompanhar uma obra de recuperação de talude executada em uma área de potencial fossilífero. A equipe é liderada pelo paleontólogo Paulo Macedo. Segundo ele, o fóssil está em bom estado de conservação.
Para garantir a segurança e preservação, o material foi retirado do local e será encaminhado ao Museu dos Dinossauros, que fica no distrito de Peirópolis, também em Minas Gerais.
"Como é de praxe em toda obra executada em área de potencial fossilífero, a concessionária Eco050 e a contratada Geopac Consultoria Ambiental farão o monitoramento de escavações enquanto a recuperação do talude estiver em execução", afirmou, em nota, as duas empresas.
Uberaba é conhecida com "terra dos dinossauros" pelo potencial na paleontologia. Os primeiros fósseis foram descobertos na região em 1945. O Uberabatitan foi um dinossauro herbívoro que podia chegar a 15 metros de comprimento e de 4 a 6 metros de altura.
Saiba Mais
-
Brasil Criança é baleada em tiroteio entre policiais e suspeitos em Salvador
-
Brasil Garimpo ilegal avança mais de 12 mil hectares na bacia do Xingu em 5 anos
-
Brasil Mega-Sena: aposta simples de Florianópolis leva R$ 11,9 milhões
-
Brasil Terrorismo: Dino reage a Israel e diz que PF é soberana; entenda
-
Brasil Caso Evandro: Justiça anula condenações dos acusados pelo crime
-
Brasil Inteligência artificial: Brasil pode perder o trem da revolução tecnológica