O jurista Rodrigo Mudrovitsch é o novo vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele integra a entidade desde 2022, por indicação do então presidente Jair Bolsonaro. Ao lado da nova presidente da instituição, Nancy Hernández López, da Costa Rica, desempenhará o mandato entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025.
Mudrovitsch foi o jurista mais votado entre os sete que se candidataram às quatro vagas para a instituição. Com ele e com a presidente eleita, foram escolhidas Veronica Gomez, da Argentina, e Patrícia Pérez, do Chile. O brasileiro é a segunda pessoa mais jovem a se tornar juiz da corte. Também é o segundo mais novo — tem 38 anos — a assumir a vice-presidência.
Ele é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o mestrado em Direito, Estado e Constituição. Obteve o doutorado em Direito Constitucional pelo Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo (USP). Também foi professor de graduação e pós-graduação em direito público.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuou como presidente da Comissão Especial de Estudos em Direito Penal. Foi, ainda, procurador nacional de Direitos Humanos e também participou das comissões de Defesa da República e da Democracia e a de Estudos Constitucionais.
Ao lançar a candidatura à corte, recebeu apoio de entidades que congregam juízes, como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação de Magistrados do Brasil (AMB).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br