Chuvas

Chuvas em Santa Catarina deixam 71 municípios em estado de emergência

Quase 6 mil pessoas estão desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingem o estado

Quase 6000 mil pessoas estão desabrigadas -  (crédito: Roberto Zacarias/Ascom Defesa Civil de SC)
Quase 6000 mil pessoas estão desabrigadas - (crédito: Roberto Zacarias/Ascom Defesa Civil de SC)
postado em 21/11/2023 12:11 / atualizado em 21/11/2023 12:37

Em Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas registradas desde 14 de novembro. Desse número, 11 estão em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

De acordo com a Defesa Civil, a Região Oeste é a mais impactada. As principais ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

Um relatório elaborado pela Diretoria de Gestão de Desastres mostra que, em 16 de novembro, ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, e um homem, no município de Palmitos. Na última sexta-feira (17/11), um homem desapareceu em Praia Grande. 

A situação deixou 5.858 pessoas desabrigadas. Até o momento, 37 municípios contam com abrigos abertos. Já o número de pessoas desalojadas está sendo contabilizado pelos municípios.

Chuvas em Porto Alegre

Nesta segunda-feira (20), uma comporta cedeu e as águas do rio Guaíba alagaram as ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A região mais afetada foi a do Quarto Distrito. Essa é a segunda maior cheia do rio desde 1941. Em setembro, o rio atingiu o nível de 3,18m. Em novembro, voltou a encher, batendo a marca de 3,14 metros.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->