Em Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas registradas desde 14 de novembro. Desse número, 11 estão em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
De acordo com a Defesa Civil, a Região Oeste é a mais impactada. As principais ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.
- Santa Catarina: duas pessoas morrem após carro ser arrastado em enchente
- Com duas mortes, 120 municípios são afetados pelas chuvas em SC
- Ao menos 93 cidades são afetadas pelas chuvas em Santa Catarina
Um relatório elaborado pela Diretoria de Gestão de Desastres mostra que, em 16 de novembro, ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, e um homem, no município de Palmitos. Na última sexta-feira (17/11), um homem desapareceu em Praia Grande.
A situação deixou 5.858 pessoas desabrigadas. Até o momento, 37 municípios contam com abrigos abertos. Já o número de pessoas desalojadas está sendo contabilizado pelos municípios.
Chuvas em Porto Alegre
Nesta segunda-feira (20), uma comporta cedeu e as águas do rio Guaíba alagaram as ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A região mais afetada foi a do Quarto Distrito. Essa é a segunda maior cheia do rio desde 1941. Em setembro, o rio atingiu o nível de 3,18m. Em novembro, voltou a encher, batendo a marca de 3,14 metros.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br