Uma criança de 2 anos morreu após ser picada por uma cascavel em Panorama (SP). O menino acampava com a família no bairro Angico, zona rural da cidade, e havia saído com um dos irmãos para fazer xixi quando o animal o mordeu na panturrilha. O caso aconteceu no sábado (18/11).
O pai do menino conseguiu matar a cobra e levou a criança para o Pronto-Atendimento Municipal de Panorama, junto ao animal morto, para facilitar a adoção do tratamento adequado. Segundo a Secretaria de Saúde de Panorama, o menino recebeu antibióticos e soro para hidratação. O soro anticrotálico, usado em casos de picada por cascavel, foi ministrado por volta das 7h40 do domingo (19/11).
- Fortes chuvas e ventanias derrubam muro e matam uma pessoa na Grande SP
- Sete pessoas ficam cegas após contaminação por fungo em mutirão de cirurgias
Às 11h58, com quadro ainda mais agravado, o menino deu entrada no Hospital Regional de Presidente Prudente, pouco mais de 100km de Panorama, onde morreu uma hora depois. O velório aconteceu na manhã desta segunda-feira (20/11).
A Secretaria de Saúde afirma que o médico solicitou imediatamente o soro ao Instituto Butantan e que seguiu a recomendação do órgão de aplicar o soro anticrotálico apenas quando o paciente apresenta os primeiros sintomas do veneno. Ainda segundo a pasta, a vaga no hospital regional foi solicitada após a aplicação, quando a criança apresentava quadro estável.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br