O Brasil vai sediar esta semana a 42ª reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), um fórum de debates relevantes para os países da região que visa fomentar a integração de políticas de promoção dos direitos humanos. O encontro começa nesta terça-feira (21/11) e vai até sexta-feira, e pretende debater a criação de políticas públicas de direitos humanos para países membros e associados do Mercosul.
- GT interministerial discutirá política de direitos humanos e empresas
- "Mercosul está em risco", afirma Haddad sobre eleição na Argentina
- Dia nacional dos Direitos Humanos: o que preciso saber sobre o assunto
A programação, que acontece simultaneamente na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), será extensa. Estão previstas reuniões presenciais das nove Comissões Permanentes que compõem a RAADH: Discriminação, Racismo e Xenofobia; Iniciativa Niñ@Sur; Pessoas com Deficiência; Pessoas idosas; Gênero e Direitos Humanos; Memória, Verdade e Justica; LGBTI; e Comunicação em Direitos Humanos. Além da reunião plenária, que será conduzida pelo Brasil — o país exerce a presidência Pro Tempore do colegiado, que tem a duração de seis meses para cada país membro.
A reunião plenária está marcada para esta sexta-feira (24), no Palácio do Itamaraty, e contará com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e do secretário de Assuntos Multilaterais e Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Carlos Márcio Cozendey.
Programação
O primeiro dia de trabalho, amanhã, reunirá as comissões permanentes Niñ@Sur, de Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Educação e Cultura em Direitos Humanos, além dos grupos de trabalho sobre arquivos, no Âmbito da Comissão Permanente Memória, Verdade e Justiça (CP-MVJ) e também sobre o Discurso de Ódio.
Na quarta-feira (22) acontecerão as comissões permanentes de Comunicação e Direitos Humanos e de Discriminação, Racismo e Xonofobia. Já na quinta-feira (23), estão agendados os encontros das comissões permanentes LGBTI, Memória, Verdade e Justiça, Promoção e Proteção das pessoas idosas, de Gênero e Direitos Humanos das Mulheres.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br