O verão está chegando e com ele vem as chuvas, que podem causar enchentes e alagamentos. Por isso é importante estar atento ao que fazer nesses casos, principalmente quando danifica carros, casas e áreas urbanas.
As principais causas de enchentes são construções irregulares, o despejo de lixo em locais inapropriados, a diminuição de espaços verdes nas cidades, a redução dos escoamentos de rios e lagos urbanos e a falta de planejamento público. Por esses problemas, a água da chuva se acumula, os rios transbordam e a cidade fica inundada, causando os alagamentos.
- Em meio à onda de calor, DF registra pontos de chuva
- Chuva deste sábado causa alagamento e derruba postes
Quando há risco de enchente, já é possível realizar alguns cuidados prévios, como estar atento a noticiários que mostrem a previsão do tempo e buscar saber para onde ir.
Já durante uma enchente, procure um lugar mais alto com todos os familiares e pets e leve consigo água e alimentos. Desligue a energia e o ideal é que não se ande pela água.
Caso more em uma área de risco, o ideal é sair de casa para um local seguro. E caso esteja dentro de um carro, siga para um local mais alto, longe de ruas que alagam facilmente.
Ande pela enchente somente para sair do local de risco, pelo lado oposto aos postes de energia e perto dos muros. Evite caminhar pelas ruas e perto das sarjetas para não cair em bueiros abertos.
Caso a chuva venha acompanhada por ventos fortes, cuidado com as quedas de árvores, fios, postes e semáforos.
Em caso de emergência o telefone da Defesa Civil é o 199.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br