CLIMA

Onda de calor deve ter pico entre esta quinta (16/11) e sexta-feira (17/11)

Segundo consultor climático, a onda de calor deve seguir até sábado (18/11) com temperaturas até 5°C acima do habitual

A região de Cuiabá no Mato Grosso deve registrar a maior temperatura com termômetros chegando a 44°C -  (crédito: Reprodução Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet))
A região de Cuiabá no Mato Grosso deve registrar a maior temperatura com termômetros chegando a 44°C - (crédito: Reprodução Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet))
postado em 14/11/2023 16:25

A atual onde calor tem feito cidades brasileiras baterem recordes de temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, pois as temperaturas se mantêm 5 graus acima do habitual.

O meteorologista e consultor climático Francisco Assis, alerta que o pico de calor deverá ocorrer na quinta-feira (16/11) e sexta-feira (17/11) desta semana.

Assis acrescenta que as altas temperaturas devem durar até sábado (18/11). “Quando deverá acabar o bloqueio atmosférico, que impede a passagem de ventos do sistema frontal chegar no centro sudeste brasileiro.”

A região de Cuiabá no Mato Grosso deve registrar a maior temperatura com termômetros chegando a 44°C.

A nova onda de calor foi causada pelo El Niño e deve ter seus efeitos sentidos até maio do ano que vem. O fenômeno, conhecido por gerar extremos climáticos, causa fortes chuvas no Sul e temperaturas mais altas nas demais regiões do Brasil.

A onda de calor é comum todos os anos na 'transição' entre a primavera e o verão. A expectativa é de que após o bloqueio atmosférico as regiões centro-oeste e sudeste tenham chuva.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->