A população brasileira está, a cada ano, mais conectada. Dados da Pesquisa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (9/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que, em 2022, 93,4% da sociedade utilizava a internet todos os dias.
O número demonstra uma proporção grande do papel da internet na vida dos brasileiros. Dentro desse valor expressivo, o telefone móvel, também conhecido como smartphone, foi o equipamento mais utilizado, com 98,9%. Em segundo lugar vem a TV, com 47,5%. A quantidade de pessoas usuárias de microcomputadores e tablets recuou.
Os fins de uso da internet variam, sendo que 94,4% usam para conversar por chamadas de voz ou vídeo. Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail vêm em segundo lugar, com 92%, seguido de assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, com 88,3%, e usar redes sociais, 83,6%.
Em um recorte geracional, a quantidade de pessoas de 10 anos ou mais que utilizavam a internet em 2021 passou de 84,7% para 87,2%, em 2022. O número entre os idosos, 60 anos ou mais, passou de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022.
No âmbito educacional, 98,4% dos estudantes da rede privada utilizavam a internet. Já entre os alunos da rede pública, o número cai e fica em 89,4%.
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br