Professor de Direito Civil e promotor de Justiça no Ministério Público da Bahia (MP-BA), Cristiano Chaves de Farias morreu na madrugada desta segunda-feira (6/11), em Salvador, aos 51 anos. De acordo com a Direito em Prática, uma das instituições em que lecionava, ele lutava contra um câncer há quase um ano.
O MP-BA, onde Cristiano trabalhou durante 26 anos, decretou luto oficial. "A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti instituiu luto oficial por dois dias na Instituição, em conformidade ao Ato Normativo Nº 26, de 4 agosto de 2022. Foi suspensa a realização de eventos festivos, devendo ser observado um minuto de silêncio nos eventos oficiais. As bandeiras da Instituição estão hasteadas a meio mastro a partir de hoje e permanecerão até amanhã, dia 7", afirma nota do MP.
- Morre Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB, aos 81 anos
- Presidente da OAB diz que entidade confia em Barroso para segurança jurídica
As diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da OAB-BA lamentaram a perda de Cristiano.
"Cristiano, além de ser uma referência profissional, era amigo, gentil e cordial com todos que o cercavam. Renomado especialista na área cível, Cristiano Chaves foi empossado no cargo de promotor de Justiça em 1997. Atuou nas comarcas de Mucugê, Carinhanha, Paulo Afonso, Feira de Santana e Salvador. Ele foi coordenador da Promotoria de Justiça Regional de Paulo Afonso e assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Tornou-se Mestre em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e especialista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor de 22 obras sobre Direito e conferencista em todo o território nacional. Como professor Cristiano Chaves, deixa imprescindível legado para o Direito Civil, especialmente para o Direito das Famílias e Sucessões", afirma nota da OAB-DF.
Segundo informação da Faculdade Baiana de Direito, onde também atuava como professor, o sepultamento do jurista deve ocorrer hoje, às 17h, no cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br