SECA

Tempestade de areia em Manaus assusta moradores; veja vídeo

A capital do Amazonas sofre com problemas de qualidade do ar desde semana passada. Além da tempestade de areia, paira sobre Manaus nuvens de fumaça e poeira

Uma tempestade de areia registrada no domingo (5/11) assustou moradores de Manaus -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Uma tempestade de areia registrada no domingo (5/11) assustou moradores de Manaus - (crédito: Material cedido ao Correio)
postado em 06/11/2023 11:08

Moradores de Manaus registraram o momento em que uma tempestade de areia assustou as pessoas da capital amazonense, na tarde deste domingo (5/11). Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver uma poeira avermelhada pairando sob o ar.

A tempestade de areia foi registrada em diversos bairros manuaras. Até o momento, a Defesa Civil da cidade não informou se o fenômeno causou estragos na cidade. O Correio tenta contato com o órgão para atualizar a situação e aguarda respostas.

A tempestade de areia é provocada, geralmente, por uma combinação de ventos fortes, areia, desmatamento ou climas áridos. No caso de Manaus, as autoridades não informaram a origem da areia, mas, segundo o g1, há diversos canteiros de obras nos bairros atingidos, que acumulam areia. 

Confira:

Poeira e fumaça

A capital do Amazonas registra nuvens de fumaça e camadas de poeira provocadas pelas queimadas e à seca histórica que atinge a região, desde o mês passado. 

Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em quase todas as zonas da capital amazonense a qualidade do ar era considerada péssima. A plataforma considera o ar péssimo quando o índice está entre 125 e 160. Na madrugada de ontem, chegou a 600 na Zona Sul de Manaus e ficou entre 200 e 400 na Zona Leste.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação