Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) embarcaram, na tarde deste domingo (15/10), de Brasília para Manaus, para reforçar o combate às queimadas no Amazonas. O desembarque está previsto para 16h (horário local).
A medida dobra o efetivo do governo federal que atua nas ações emergenciais no estado, com o reforço de 149 brigadistas, o que totaliza 289. Os brigadistas que chegam hoje estão sendo enviados pelo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), além de equipamentos que serão doados para o governo do Amazonas.
- Governo se mobiliza para extremos climáticos no AM e em SC
- Marina: Desmatamento é um dos vetores que agravam as queimadas no Amazonas
- Queimadas no Amazonas: governo vai liberar recursos para o combate via MP
Desde quarta-feira (11), Manaus está tomada por uma imensa nuvem de fumaça causada por incêndios que, segundo Joel Araújo, superintendente do Ibama no estado, estariam concentrados nos municípios de Careiro e Autazes, na região da BR-319.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que Autazes é o quarto município que mais registra queimadas em toda a Amazônia Legal, em outubro. Nos 10 primeiros dias do mês, foram apurados 236 focos de calor na cidade. O estado contabilizou 9 mil pontos de incêndio, entre setembro e outubro, o que levou o Amazonas a decretar emergência ambiental.
Saiba Mais
-
Brasil Casal de idosos pula de prédio para fugir de incêndio causado por neta
-
Brasil Confira o resultado da Mega-Sena 2644 deste sábado; prêmio é R$ 13 milhões
-
Brasil Eclipse solar: Nem todo o país teve a oportunidade de presenciar o fenômeno
-
Brasil Lula pede apoio ao presidente egípcio para repatriação de brasileiros
-
Brasil Brasileiros aguardam na fronteira de Gaza para serem repatriados
-
Brasil Marina anuncia reforço e diz que "não existe fogo natural na Amazônia"