MEIO AMBIENTE

Manaus registra uma das piores qualidades de ar do mundo

No fim da manhã desta quarta, a capital amazonense registrou 297,6 pontos de poluentes por metro cúbico, qualidade do ar classificada como muito prejudicial à saúde

Manaus registrou, nesta quarta-feira (11/10), uma das piores qualidades de ar do mundo, de acordo com World Air Quality Index (WAQI). O índice analisa a qualidade de diversos lugares e determinou que o ar na capital amazonense era muito prejudicial à saúde.

O pico registrado foi às 10h, quando a cidade tinha qualidade do ar de 297,6 pontos, variando um pouco ao longo do dia. Foi apenas no começo da tarde que a qualidade melhorou um pouco, saindo da zona de "ar muito prejudicial à saúde" para "não saudável".

No fim da tarde, a qualidade voltou a ficar ruim, batendo 244 pontos, a pior marca de cidades brasileiras no horários. Para efeito de comparação, Guarulhos (SP), segunda maior pontuação registrada, marcava 139 por volta das 17h.

Reprodução/WAQI -
Reprodução/WAQI -

Queimadas em Manaus

De acordo com a Prefeitura de Manaus foram registrados 504 focos de incêndio no estado nos últimos dois dias, o que ocasionou baixa visibilidade em várias cidades decorrentes das queimadas.

Nas redes sociais, muitos compartilharam imagens de como estava o céu e como as cidades estavam tomadas por fumaça. A prefeitura também emitiu alertas sobre as medidas que a população pode tomar com a poluição.

Veja alguns registros nas redes sociais

Mais Lidas