A cidade de Itaipulândia, no oeste do Paraná, celebra nesta quinta-feira (12/10) o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em um evento que deve reunir mais de 50 mil fiéis para acompanhar a imagem de 26 metros de altura instalada no ponto mais alto da cidade, a 367 metros de altitude.
O monumento oficial da igreja católica tem um manto de quase 100 metros quadrados, além de ter acabamento de mármore na parte interna, chegando a 80 metros quadrados.
A imagem foi inaugurada em 2000, como parte da celebração dos 500 anos da descoberta do Brasil.
Na comemoração deste ano os fiéis paranaenses, de outros estados brasileiros e até de outros países, vão se reunir para pedir ou agradecer pelas graças alcançadas. As novenas começaram na semana passada e receberam cerca de mil pessoas por noite.
Nesta quarta-feira (11/10), os romeiros — que prestam atividades religiosas — começam a jornada de peregrinação que partem em procissão das cidades vizinhas seja a pé, bicicleta e outros meios rumo a Itaipulândia. Entre a véspera e o Dia da Padroeira, cerca de 50 mil pessoas devem passar pelo monumento. Junto dos dias de novena, a expectativa é que até 70 mil fiéis participem das festividades.
Celebração também em São Paulo
Além de Nossa Senhora de 26 metros de altura no Paraná, o Brasil tem um monumento de 50 metros — maior até mesmo que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro — inaugurada no último sábado (7/10) em Aparecida, no interior de São Paulo.
A obra foi projetada pelo artista plástico Gilmar Pinna, construída em aço, e custou cerca de R$ 10 milhões para ser produzida.
Saiba Mais
-
Brasil Empresário Thiago Brennand é condenado a 10 anos e 6 meses por estupro
-
Economia Justiça manda Rappi assinar carteira de trabalho de entregadores de todo o Brasil
-
Brasil Nossa Senhora Aparecida: conheça a história do surgimento da santa
-
Brasil Ação da PF apreende 47 fuzis em condomínio de luxo no Rio de Janeiro
-
Brasil Ministro dos Direitos Humanos reforça pedido de Lula sobre guerra
-
Brasil Dois dos adolescentes feridos em Poços de Caldas correm risco de morte