O primeiro de cinco voos programados para essa semana da Força Aérea Brasileira (FAB) da Operação Voltando em Paz, que deve resgatar os brasileiros retidos no meio do conflito Israel-Hamas chegou na madrugada desta quarta-feira (11/10) em Brasília. Na aeronave, um KC-30, nome militar do Airbus A330-200, chegaram 211 nacionais, cerca de metade ficou em Brasília, enquanto os outros seguiram em aeronaves da FAB para o Rio de Janeiro.
Entre os passageiros, o sentimento comum foi o alívio de voltar ao Brasil deixando para trás os horrores da guerra no país do Oriente Médio. Alguns muito emocionados ao reencontrar com os parentes no desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília.
Segundo a embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária executiva do Ministério das Relações Exteriores, que acompanhou a chegado do voo, ainda esperam pela chance de embarcar em um voo de repatriação cerca de 2.500 brasileiros em Israel e mais 50 em território palestino. Também aguardando na Base Aérea o ministro da Defesa, José Mucio, garantiu que ninguém ficará para trás.
O voo que chegou nessa madrugada é o primeiro dos cinco previstos para essa semana, considerada a primeira fase da operação e o único que terá o desembarque em Brasília. O avião pousou na Base Aérea Brasileira e de lá os passageiros foram conduzidos para o Aeroporto Internacional de Brasília.
Saiba Mais
-
Política Guerra no Oriente Médio: a megaoperação para resgatar brasileiros
-
Política Desembargador diz que "gravidez não é doença" após advogada faltar audiência para dar à luz
-
Política PL pedirá cassação de Lindbergh após deputado chamar Zambelli de 'terrorista'
-
Política Oriente Médio: Vieira condena 'atos violentos' e fala em busca de negociação por paz
-
Política Deputada crê que lei e educação ajudam na defesa das mulheres
-
Política Judiciário: membros do TRF-4 se solidarizam com magistradas