O rio Itajaí do Oeste, que atravessa Taió, em Santa Catarina, inundou ruas na madrugada desta segunda-feira (9/10). O nível da água chegou a ficar mais de 12 metros acima do normal. Ao todo, 132 cidades foram atingidas por fortes chuvas no estado, desde a última terça-feira (3/10). Cerca de 67 delas decretaram situação de emergência.
“Na noite de ontem, deslocamos efetivo de reforço, oriundos de Lages e do oeste de Santa Catarina. Nesta manhã, encaminhamos uma segunda aeronave que ficou posicionada em Taió, para fazer, inicialmente, o resgate de pessoas que estavam ilhadas, em especial, daquelas que foram surpreendidas durante a madrugada”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza.
- Cachorro aquece tutor com hipotermia após enchente em SC; veja fotos
- Com duas mortes, 120 municípios são afetados pelas chuvas em SC
De acordo com o portal de meteorologia MetSul, a enchente registrada no domingo pode superar o recorde de 1983, quando ocorreu o fenômeno "Super El Niño" no estado. A situação de Taió piorou nas primeiras horas desta segunda-feira, com o aumento da vazão gerada pelas chuvas intensas na bacia do Rio Itajaí-Açu, entre a tarde e a noite do domingo.
Desde a última terça-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu 701 ocorrências relacionadas com as chuvas em 115 municípios do estado. Para realizar o socorro, houve a atuação de 776 bombeiros e foram empregadas 107 viaturas.