COMEMORAÇÃO

Presidenta da Funai parabeniza Krenak por cadeira na ABL: 'Merecido'

Joenia Wapichana publicou foto ao lado do escritor, que exibe certificado de membro da Academia Mineira de Letras

O novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak, marca história ao ser o primeiro indígena a integrar a instituição. A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, o parabenizou nas redes sociais, relembrando a participação dele na Constituinte. 

Ao parabenizar o escritor, Wapichana relembrou vídeo marcante na Assembleia Constituinte, de 1987. Naquele momento, ele participava da campanha "Povos Indígenas na Constituinte" que pedia a garantia de direitos na categoria na nova constituição brasileira. Durante discurso na atual Câmara dos Deputados, ele pintou o rosto de preto como forma de protesto. 

"Parabéns Ailton Krenak pelo reconhecimento. 1º indígena a ingressar para Academia Brasileira. Líder indígena que defendeu os direitos indígenas na Constituição Federal de 1988. Parente que fez da pintura ao rosto a mensagem de resistência dos Povos Indígenas no Brasil. Merecida conquista", escreveu a presidenta da Funai. Na foto, os dois estão celebrando o título do indígena na Academia Mineira de Letras - que ele tomou posse em março deste ano. 

Uma nota da Funai parabenizou Krenak. Até a publicação desta matéria, o Ministério dos Povos Indígenas não havia comentado o caso, bem como a ministra Sônia Guajajara. Instituições indígenas como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) também não.

 

Mais Lidas