O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, nesta segunda-feira (1º/10), o uso da Força Nacional no Rio de Janeiro. A autorização foi assinada no evento de lançamento do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), que ocorre nesta manhã, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Publica, em Brasília.
O uso da Força Nacional foi autorizado por Dino depois de um pedido feito pelo governador do estado, Cláudio Castro (PL). Na última sexta-feira (29/9), o governador carioca se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para tratar sobre a crise de segurança pública que afeta a região e pediu a presença do órgão para auxiliar o enfrentamento ao crime.
A medida pretende coibir a atuação de organizações criminosas no Complexo da Maré, na Zona Norte. Uma investigação da Polícia Civil apontou a existência de um centro de treinamento armado para traficantes na comunidade.
- GSI repetiu 8/1 e faltou a reunião de segurança sobre nova manifestação
- Bahia registra 51 mortos em um mês de conflitos
Além do Complexo da Maré, outra comunidades, como o Complexo da Pedreira, também na Zona Norte, enfrentam uma onde de criminalidade, com disputa territorial entre facções criminosas. O governador do Estado afirmou que o uso da Força Nacional no Rio servira para “asfixiar o crime”.