Brasileiros e entregadores realizaram uma manifestação pelas ruas de Dublin, na Irlanda, nesta segunda-feira (30/10), cobrando justiça por João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, que teve a perna amputada após ser atropelado por um carro da polícia.
João, que é filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD-SP), está internado em um hospital de Dublin em estado estável. Ele teve a perna direita prensada pelo veículo da Polícia Rodoviária da Irlanda, no último sábado (28), e precisou amputar o membro.
Os protestos em Dublin começaram por volta das 14h. Além de pedidos por justiça, os entregadores pediram mais segurança para a categoria.
João trabalha como entregador de aplicativo em Dublin e mora no país há cinco anos. João teria acionado a polícia para relatar que um amigo teve a moto roubada. Enquanto aguardava a chegada dos policiais, o brasileiro e outros dois amigos acompanhavam a localização que o rastreador da moto apontava.
O grupo chegou a sinalizar para a polícia onde estava o ladrão, mas um policial avançou com o carro contra João, que foi prensado contra uma barreira metálica da pista.
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (30/10), Sheila Thomaz, mãe de João, agradeceu as orações para o filho. "Obrigada pelo carinho de vocês do Brasil e aqui da Irlanda, obrigada a todos que estão mandando orações e energia. O meu filho precisa disso neste momento, orem por ele, mandem toda a energia.”
“Ele passou pela primeira cirurgia, que foi a amputação, a decisão mais difícil, é uma cirurgia de grande complexidade, então exige a atuação de vários profissionais e ele ainda deve passar por muita coisa mas ele é forte, resistente, saudável. Ele tem 23 anos, sempre foi ciclista, atleta. Ele vai resistir. Temos fé que ele vai conseguir passar por tudo isso. Ele está em um quadro estável e assim que houver mais novidades e informações do hospital eu mando para vocês. Obrigada e vamos continuar orando pelo João para ele sair daqui o mais rápido possível”, afirmou Sheila.
O prefeito Anderson Farias, pai de João, diz que a situação “foi uma tragédia e um acidente", mas que ainda não é dá para dizer o que ocasionou a colisão contra o filho. "Tivemos que tomar algumas decisões na qual o hospital pedia em relação a amputação. Assim ele foi internado e teve sua perna amputada. Ele está no hospital e minha esposa está em Dublin com ele", afirma em vídeo.
Anderson relata que o filho acordou da sedação da segunda cirurgia sozinho. O procedimento médico foi feito para retirar um coágulo na coxa que estava liberando enzimas que estavam afetando os rins dele. Ele ainda passou por uma terceira cirurgia, para finalizar a amputação, que ocorreu acima do joelho.
João não está conseguindo falar, mas escreveu que quer voltar para o Brasil, segundo o pai, o que ainda não pode ser feito. "Ele precisa terminar o tratamento", explica o pai.
“Peço às autoridades policiais que tenham transparência com o caso para que todos nós possamos saber, e eu como pai também quero saber o que aconteceu, se houve algo de errado para que assim seja tomado as devidas providências”, acrescenta Anderson.
O caso está sendo investigado pela Comissão do Provedor de Justiça Garda Síochána, que é uma espécie de corregedoria. O Itamaraty acompanha o caso.
*Estagiários sob supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br