O evento de comemoração aos 20 anos do Bolsa Família ocorre nesta sexta-feira (20/10) no Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, com a presença e de ministros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da celebração, por meio de videoconferência no Palácio da Alvorada.
Na oportunidade, a ex-beneficiária Raquel Mira Clemente, do Espírito Santo, subiu ao palco para contar a sua história. “Com 10 anos precisei trabalhar para ajudar minha mãe. Parei de estudar no Ensino Médio, casei, e voltei em 2010. Quando estava no começo do terceiro ano, entrei em um curso do Programa Universidade para Todos. Eram 200 pessoas participando para 50 vagas, aí fiz Enem, consegui pontuação e me formei em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)”, lembrou.
Ela queria que os filhos pudessem ser criança, estudar, e que não precisassem trabalhar na infância como ela. Assim, disse, foi a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e realizou seu cadastro no programa Bolsa Família, assim como o dos filhos, que receberam o auxílio até concluírem o ensino superior.
“Eu plantei uma semente quando fiz isso porque hoje eu tenho dois filhos engenheiros formados pela Ufes”, declarou, orgulhosa.
A ex-beneficiária finalizou sua participação no evento com mensagem de motivação. “A gente não tem que ter vergonha de onde a gente veio, um dia eu precisei do Bolsa Família, mas agora eu não preciso mais.”