Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos da covid-19 no Centro-Sul

Apesar do crescimento da doença se manter restrito aos estados do Centro-Sul do país, a Fiocruz reforça a necessidade de manter a vacinação contra a covid-19 em dia

Segundo o boletim, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal apresentaram aumento nas internações por covid -  (crédito: Silvio Avila/AFP)
Segundo o boletim, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal apresentaram aumento nas internações por covid - (crédito: Silvio Avila/AFP)
postado em 11/10/2023 19:22 / atualizado em 11/10/2023 19:28

A Fiocruz divulgou nesta quarta-feira (11/10) o novo boletim Infogripe. O relatório apontou um crescimento do número de novos casos semanais de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associada à covid-19, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. 

Segundo o levantamento, referente à primeira semana de outubro, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal apresentaram aumento nas internações por covid-19. A última atualização do Infogripe apontou, também, que Amazonas mostrou indício sugerindo aumento da doença, mas isso não se confirmou.

“Talvez tenha sido apenas uma oscilação natural ao longo das semanas, como é o caso do restante dos estados das regiões Norte e Nordeste. Mas é importante manter atenção nas próximas semanas para verificar se há uma manutenção desse ritmo ou se apresenta aumento”, pontua Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe.

Sete estados registraram um crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo: Acre, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. Em Pernambuco o crescimento foi observado em crianças. O estado de Goiás, por sua vez, apresentou um ligeiro aumento nos casos positivos para o coronavírus na população a partir de 65 anos.

Vacinação

Mesmo com o crescimento restrito aos estados do Centro-Sul do país, o coordenador Marcelo Gomes reforçou a necessidade de deixar a vacinação contra covid em dia. “Mantemos a nossa convocação para a vacinação. É fundamental que a população esteja vacinada de acordo com as doses específicas de cada faixa etária.”

*Estagiária Isabel Dourado sob supervisão de Andreia Castro

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação