CONFLITO

Primeiro avião da FAB com 211 brasileiros decola rumo a Brasília

O voo, com a duração prevista de 14 horas, deve chegar em Brasília às 4 horas da madrugada desta quarta-feira (11/10)

Primeiro voo de repatriação de brasileiros em Israel parte de Telaviv -  (crédito: Divulgação FAB)
Primeiro voo de repatriação de brasileiros em Israel parte de Telaviv - (crédito: Divulgação FAB)
postado em 10/10/2023 14:19 / atualizado em 10/10/2023 16:21

A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Telaviv, em Israel, às 14h12 (horário de Brasília). A bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos recentes.

O voo, com a duração prevista de 14 horas, deve chegar em Brasília às 4 horas da madrugada desta quarta-feira (11/10). Ainda aguardam pelo resgate do governo cerca de 1.500 brasileiros que foram surpreendidos pelo conflito que inicio neste sábado.

O voo que saiu na hora local de Israel depois das 20h, algumas cerca de 4 horas depois do horário previsto pela FAB. Já estão previstos mais 4 voos nesta semana, mas a expectativa é que isso atenda apenas metade dos brasileiros que pediram ajuda no país do Oriente Médio. 

Ainda serão enviadas outras cinco aeronaves para repatriar os brasileiros que seguem no país, enquanto o conflito entre Israel e o grupo Hamas continua na Faixa de Gaza. Os candidatos à repatriação devem seguir critérios de prioridade.

De acordo com a FAB, outros dois aviões deste modelo serão utilizados na missão no Israel, além de dois KC-390 e dois VC-2. As decolagens de Tel-Aviv e de outras localidades do Oriente Médio com brasileiros resgatados devem ocorrer até esta quarta-feira.

Com informações da Agência Estado

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação