Foi inaugurado no sábado (7/10), no município de Aparecida, interior de São Paulo, um monumento de 50 metros em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, conhecida como padroeira do Brasil. A estátua chama a atenção pelo seu tamanho de 50 metros, maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro de 38 metros.
A obra, que é assinada pelo artista plástico Gilmar Pinna, demorou 6 anos para ficar pronta. De acordo com a prefeitura a estátua é feita de aço e custou cerca de R$ 10 milhões.
A estátua fica localizada no bairro do Itaguaçu, à margem do Rio Paraíba do Sul, a cerca de três quilômetros de distância da Basílica e pode ser avistada da Rodovia Presidente Dutra. É o local mais próximo do ponto em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.
O monumento ainda não está 100% pronto mas já está aberto ao público. A entrada é gratuita e fica aberta 24 horas por dia.
O projeto foi anunciado em 2017, mas teve a obra impedida por conta de uma briga na Justiça, por uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). A construção foi retomada em março de 2022 quando o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura.
Na época o desembargador do caso alegou que a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e, ao permitir e investir nas obras, a prefeitura fomenta a economia local.
Além da estátua, foi inaugurada a exposição O Caminho, a vida pública de Jesus Cristo. São 50 obras entre três e sete metros de altura distribuídas em 16 cenas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br