TRAGÉDIA

Queda de avião no Amazonas: 5 dos 14 mortos eram de Goiás

Os passageiros saíram de Manaus com destino a Barcelos para pescar no Rio Negro. Ainda não é possível saber as causas do acidente

Das 14 vítimas que morreram com a queda de um avião no Amazonas, cinco eram moradores do estado de Goiás. São eles: o empresário Witter Ferreira de Faria, o agrônomo Marcos de Castro Zica, Fábio Ribeiro, Gilcrésio Salvador Medeiros, que era dono da Pousada Serra da Mesa, e Fábio Campos Assis, empresário do setor de bebidas em Anápolis. Os passageiros saíram de Manaus com destino a Barcelos para pescar no Rio Negro.

De acordo com o coronel Vinicius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas, os corpos das vítimas foram levados para o auditório de uma escola no município, já que o local não conta com uma câmara fria ou um Instituto Médico Legal (IML). Ainda não é possível saber as causas do acidente. Para determinar o que causou a queda do avião, peritos da Aeronáutica vão investigar as circunstâncias do local, aeronave e clima, que podem ter levado às mortes. Entretanto, informações preliminares apontam que o mau tempo, a pista de pouso lameada e o curto comprimento desta pista poderiam ter contribuído para a tragédia.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), um relatório com as possíveis causas será divulgado em breve, depois que os peritos averiguarem “todos os aspectos” que envolveram o acidente, como o funcionamento da aeronave, o vento na localidade e o comprimento da pista.

“As informações são que o avião pousou, não teve pista o suficiente para pousar de maneira segura, isso são relatos que chegaram até nós. As vítimas eram turistas brasileiros que foram até Barcelos para praticar pesca esportiva. Duas outras aeronaves abortaram o pouso antes do acidente”, disse o secretário de Segurança Pública.

Médico do DF

O médico brasiliense Roland Montenegro Costa, aposentado do Hospital de Base de Brasília, está entre as vítimas do acidente aéreo que ocorreu no sábado (16/9). O médico era cidadão honorário do DF desde de 2005, pela dedicação e defesa da saúde. Roland era natural de Viana, no Maranhão, e graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.

Mais Lidas