RIO GRANDE DO SUL

Ciclone no RS: nível de rio sobe e prefeitura faz alerta: 'Suba nos telhados'

Segundo a Defesa Civil, mais de 350 pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. Quatro pessoas morreram com a passagem do ciclone extratropical no estado

O ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul, na segunda-feira (4/9), já tem causado estragos. Em um intervalo de 12 horas, o nível do Rio Taquari subiu mais de 13 metros e fez com que vários pontos da cidade Rosa Sales sofresse com a enchente. Devido aos riscos, a prefeitura pediu que os moradores "subam em telhados" para se protegerem das inundações ao longo da madrugada desta terça-feira (5/9).

"Nesse momento desesperado, bombeiros e Defesa Civil não estão dando conta de auxiliar a todos que necessitam. Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe. O auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã. Quem tiver barcos que possa auxiliar quem necessita, pedimos encarecidamente que ajude quem precisa nesse momento", diz o comunicado da prefeitura.

Veja o vídeo

Na segunda-feira (4/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a chegada de uma frente fria . A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para "temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas". Os fortes ventos causados pelo ciclone, chegando a mais de 100 km/h, também podem atingir a região Sudeste.

Segundo a Defesa Civil, mais de 350 pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. Ainda não há informações oficiais sobre o números de desabrigados em Rosa Sales. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que as ruas da cidade estão tomadas pela água, causando alagamento de casas e comércios.

Mortes

Quatro pessoas morreram com a passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A primeira morte ocorreu no município de Mato Castelhano, localizado no norte do estado. O Corpo de Bombeiros informou que com o transbordamento do Rio Piraçuce, um veículo foi arrastado na área rural, por volta das 5h da manhã de hoje. Uma pessoa conseguiu se salvar, a outra não resistiu.

A segunda morte ocorreu no município de Passo Fundo, no bairro Entre Rios, a 228 km de Porto Alegre, que está alagado. Por volta de 9 horas desta manhã, uma descarga elétrica atingiu uma pessoa que chegou a ser levada para o pronto-socorro e hospitalizada, mas não sobreviveu. As outras duas mortes ocorreram no município de Ibiraiaras, onde um casal tentou atravessar uma ponte de carro mas acabaram sendo arrastados pela correnteza. Eles não resistiram.