Por Isabel Dourado*
Dois homens foram mortos em confrontos com policiais, no Guarujá (SP), no final de semana. Assim, chega a 27 o número de mortos da Operação Escudo, que começou depois da morte do soldado da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis, em 27 de julho.
A primeira morte aconteceu na Vila Júlia. Uma equipe fazia o patrulhamento quando um homem armado foi visto com uma sacola nas mãos. Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito atirou nos policiais, que reagiram. Com ele estavam uma pistola e porções de drogas.
A segunda foi no Bairro Maré Mansa. Os policiais também patrulhavam a região quando um homem foi visto próximo a uma residência. Os agentes informaram que o suspeito efetuou um disparo contra os agentes, que revidaram. O homem tinha perfurações no tórax e no abdômen.
O relatório preliminar do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), divulgado na sexta-feira, recomendou ao governo de São Paulo "interromper imediatamente" a Operação Escudo pelo número de mortes que vem fazendo. O documento também defende que haja "investigação minuciosa" dos confrontos entre policiais e supostos bandidos.
*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi
Saiba Mais