O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta sexta-feira que o Brasil precisa fazer valer as leis de combate ao desmatamento ilegal e exigir de países desenvolvidos compensação financeira por esse esforço. Pacheco criticou nações estrangeiras por cobrarem do Brasil a preservação ambiental sem oferecer as devidas compensações.
Segundo Pacheco, durante eventos internacionais dos quais participou nos últimos anos, o foco do discurso de países desenvolvidos era em relação ao desmatamento ilegal no Brasil.
"Participei de duas conferências do clima representando o Congresso Nacional e pude perceber que por mais que nos esforçamos em mostrar algo positivo do Brasil sobre matriz energética renovável, etanol, o fato de termos 66% da área brasileira em estado natural, enquanto países desenvolvidos devastaram suas florestas para gerar PIB (...) Percebi que por mais que tenhamos coisas positivas no Brasil, o foco era monotemático no desmatamento ilegal", disse Pacheco durante evento promovido pelo Lide em Washington (EUA).
"Hoje os países desenvolvidos exigem de nós uma preservação que não fizeram no passado sem que haja uma compensação. Até está prevista, mas não pagam invocando o fato de que há desmatamento ilegal em nossas florestas", completou Pacheco.
Segundo o presidente do Senado, o Brasil já tem "leis rígidas" e precisa fazer essa legislação ser cumprida "e exigir essas compensações financeiras" das nações desenvolvidas.
(*) O jornalista Ricardo Leopoldo viajou a Washington a convite do Lide.
Saiba Mais
-
Política Pacheco: "Há grande apreensão nos EUA sobre o comportamento do Brasil"
-
Política Michel Temer: prisão de Jair Bolsonaro não seria "útil para o país"
-
Política Itália libera imagens da agressão sofrida por Alexandre de Moraes em julho
-
Política Erika Hilton: "Luta das mulheres trans nunca excluiu nenhuma mulher"
-
Política Irmã de ministro Juscelino Filho é alvo de operação contra desvio de verbas
-
Política Pacheco entra com embargo contra decisão do STF sobre piso da enfermagem