Sobreviventes

Marinha resgata sete pescadores que estavam 6 dias à deriva no MA

Barco saiu do município de Camocim (CE) para realizar atividade de pesca, mas apresentou falha mecânica e ficou à deriva na costa do Maranhão

Tripulantes tinham mantimentos e água a bordo e, por isso, mantiveram um bom estado de saúde -  (crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)
Tripulantes tinham mantimentos e água a bordo e, por isso, mantiveram um bom estado de saúde - (crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)
postado em 20/09/2023 16:01 / atualizado em 20/09/2023 16:06

Um barco com sete tripulantes foi resgatado pela Marinha do Brasil (MB) em uma operação finalizada nesta quarta-feira (20/9), em São Luís (MA). A embarcação saiu do município de Camocim (CE), no dia 4 de setembro, para realizar atividade de pesca, mas apresentou falha mecânica e ficou à deriva. De acordo com a MB, os tripulantes tinham mantimentos e água a bordo e, por isso, mantiveram um bom estado de saúde. Eles foram encontrados a cerca de 22 quilômetros da capital maranhense.

A Marinha ficou ciente da ocorrência no final da tarde do dia 18 de setembro, quando o Salvamar Norte, em Belém (PA), realizou a coordenação das ações da Operação de Busca e Salvamento, empregando uma aeronave UH-15 Super Cougar do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. A Capitania dos Portos do Maranhão, o Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís participaram da ação.

Pescadores resgatados pela Marinha passaram seis dias à deriva no Maranhão
Sete pescadores são resgatados após passarem seis dias à deriva no Maranhão (foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

O pescador José Augusto do Nascimento, 52 anos, que foi o primeiro a ser içado da embarcação até o helicóptero de resgate pelo Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate do EsqdHU-41, afirmou que se sentiu aliviado ao avistar a aeronave.

“Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria”, contou.

Vale destacar que a Marinha disponibiliza o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio.

*Estagiária Isabel Dourado sob a supervisão de Andreia Castro

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação