METEOROLOGIA

Onda de calor: Inmet emite alerta para temperaturas 5ºC acima da média

Diversos estados do Brasil serão atingidos por uma onda de calor nos próximos cinco dias. Alerta do Inmet destaca um potencial risco à saúde

Áreas de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, estão entre as afetadas pelo clima -  (crédito: Ed Alves/CB)
Áreas de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, estão entre as afetadas pelo clima - (crédito: Ed Alves/CB)
postado em 20/09/2023 11:39 / atualizado em 20/09/2023 11:43

Diversas cidades brasileiras serão atingidas por uma onda de calor durante os próximos cinco dias. De acordo com um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas estarão 5ºC acima da média. 

O aviso teve início às 11h desta quarta-feira (20/9). A situação apresenta um potencial risco à saúde. Áreas de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, estão entre as afetadas pelo clima. 

O Inmet informa que as temperaturas máximas devem passar dos 40ºC em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo. O Instituto também destaca que as altas temperaturas aumentam a possibilidade de incêndios na vegetação. 

A Defesa Civil do DF faz as seguintes recomendações para evitar problemas de saúde e amenizar os efeitos da baixa umidade: 

  • Mantenha boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível;
  • Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
  • Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
  • Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
  • Dê especial atenção à crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
  • Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
  • Dar preferência a refeições leves;
  • Atenção! Não perca a previsão do tempo e alertas de baixa umidade.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação