Durante o painel de abertura do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, nesta terça-feira (19/9), foi apresentado um estudo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que aponta que 56,4% dos alunos foram considerados não alfabetizados ao fim do segundo ano do ensino fundamental.
"56,4% das crianças não conseguem ler e escrever na idade certa. Significa dizer que a cada 10 crianças, somente 4 conseguem ler e escrever de forma proficiente. Esse é um dado muito ruim para o nosso país", afirmou o secretário de Educação do Mato Grosso, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Alan Porto.
- Autoridades participam do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023
- Brasília será sede do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023
Segundo Porto, essa agenda da criança alfabetizada do Ministério da Educação vem para fortalecer estados e municípios. "Uma vez em uma conversa, me disseram que existem duas agendas importantes no país: a primeira é para combater a fome, já a segunda é para combater o analfabetismo", declarou.
O evento é promovido pelo Ministério da Educação, com participação de 16 estados, e conta com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), do Consed, da Fundação Lemann e do Instituto Natura.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br