Educação

Seminário pela alfabetização: 56,4% das crianças não sabem ler e escrever

Segundo estudo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quatro em cada 10 alunos brasileiros foram considerados não alfabetizados ao fim do segundo ano do ensino fundamental

Agenda da criança alfabetizada do Ministério da Educação busca fortalecer estados e municípios -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press)
Agenda da criança alfabetizada do Ministério da Educação busca fortalecer estados e municípios - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press)
postado em 19/09/2023 15:28 / atualizado em 19/09/2023 15:30

Durante o painel de abertura do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, nesta terça-feira (19/9), foi apresentado um estudo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que aponta que 56,4% dos alunos foram considerados não alfabetizados ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

"56,4% das crianças não conseguem ler e escrever na idade certa. Significa dizer que a cada 10 crianças, somente 4 conseguem ler e escrever de forma proficiente. Esse é um dado muito ruim para o nosso país", afirmou o secretário de Educação do Mato Grosso, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Alan Porto.

Segundo Porto, essa agenda da criança alfabetizada do Ministério da Educação vem para fortalecer estados e municípios. "Uma vez em uma conversa, me disseram que existem duas agendas importantes no país: a primeira é para combater a fome, já a segunda é para combater o analfabetismo", declarou.

O evento é promovido pelo Ministério da Educação, com participação de 16 estados, e conta com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), do Consed, da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação