Um capotamento na BR-174, rodovia que conecta Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima à Venezuela, matou a trabalhadora humanitária Daniele Nogueira Milani, 39 anos. O acidente ocorreu na tarde dessa terça-feira (12) e deixou outras quatro pessoas feridas, todas, assim como Daniele, integrantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU que acompanha migrantes venezuelanos em Roraima.
Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu na região da Boca da Mata, comunidade indígena em Pacaraima, Roraima. Os bombeiros foram acionados e ajudaram no resgate das vítimas. A morte de Daniele se deu ainda no local do acidente, e a perícia é feita pela Polícia Civil.
- Operação Acolhida contabiliza 50 mil refugiados venezuelanos
- Brasil é o quinto país mais buscado por imigrantes venezuelanos
- Brasil volta ao Pacto para Migração da ONU, anuncia Itamaraty
Daniele era natural de São Paulo e consultora da OIM na área de gestão de informação, em Roraima, há quatro meses. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e com pós em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), ela teve participação ativa na Operação Acolhida, missão humanitária do governo federal responsável pelo atendimento a venezuelanos em Roraima.
Manifestações de pesar
A OIM declarou um dia de luto oficial e ressaltou, em nota, expressar seus mais sinceros sentimentos e apoio total à família da vítima. “Daniele se juntou recentemente à equipe de Gestão da Informação da OIM em Roraima, abraçando o serviço humanitário e atuando em campo no apoio aos mais vulneráveis. Sua dedicação e compromisso sempre serão lembrados.”
Também em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério das Relações Exteriores manifestaram profundo pesar pelo acidente envolvendo a equipe da OIM.
As publicações reiteraram as solidarizações com a família, amigos, equipe da OIM e demais parceiros de trabalho que conviveram com Daniele, e desejam a recuperação aos colegas envolvidos no acidente. Agradeceram também a importante contribuição da profissional à Operação Acolhida.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br