RIO GRANDE DO SUL

Ciclone no RS: nível de rio sobe e prefeitura faz alerta: "Suba nos telhados"

Segundo a Defesa Civil, mais de 350 pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. Quatro pessoas morreram com a passagem do ciclone extratropical no estado

Fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical elevou o nível do Rio Taquari. A cidade Roca Sales ficou alagada -  (crédito: Reprodução/Twitter/@metsul)
Fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical elevou o nível do Rio Taquari. A cidade Roca Sales ficou alagada - (crédito: Reprodução/Twitter/@metsul)
Correio Braziliense
postado em 05/09/2023 08:30

O ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul, na segunda-feira (4/9), já tem causado estragos. Em um intervalo de 12 horas, o nível do Rio Taquari subiu mais de 13 metros e fez com que vários pontos da cidade Rosa Sales sofresse com a enchente. Devido aos riscos, a prefeitura pediu que os moradores "subam em telhados" para se protegerem das inundações ao longo da madrugada desta terça-feira (5/9).

"Nesse momento desesperado, bombeiros e Defesa Civil não estão dando conta de auxiliar a todos que necessitam. Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe. O auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã. Quem tiver barcos que possa auxiliar quem necessita, pedimos encarecidamente que ajude quem precisa nesse momento", diz o comunicado da prefeitura.

Veja o vídeo

Na segunda-feira (4/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a chegada de uma frente fria . A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para "temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas". Os fortes ventos causados pelo ciclone, chegando a mais de 100 km/h, também podem atingir a região Sudeste.

Segundo a Defesa Civil, mais de 350 pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. Ainda não há informações oficiais sobre o números de desabrigados em Rosa Sales. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que as ruas da cidade estão tomadas pela água, causando alagamento de casas e comércios.

Mortes

Quatro pessoas morreram com a passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A primeira morte ocorreu no município de Mato Castelhano, localizado no norte do estado. O Corpo de Bombeiros informou que com o transbordamento do Rio Piraçuce, um veículo foi arrastado na área rural, por volta das 5h da manhã de hoje. Uma pessoa conseguiu se salvar, a outra não resistiu.

A segunda morte ocorreu no município de Passo Fundo, no bairro Entre Rios, a 228 km de Porto Alegre, que está alagado. Por volta de 9 horas desta manhã, uma descarga elétrica atingiu uma pessoa que chegou a ser levada para o pronto-socorro e hospitalizada, mas não sobreviveu. As outras duas mortes ocorreram no município de Ibiraiaras, onde um casal tentou atravessar uma ponte de carro mas acabaram sendo arrastados pela correnteza. Eles não resistiram.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação