RECONHECIMENTO

Lula concede medalha da Ordem do Mérito ao padre Julio Lancellotti

Condecoração é um reconhecimento do Ministério da Justiça a personalidades que prestaram serviços "notáveis" à pasta. O padre é conhecido por trabalhos sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu, nesta terça-feira (29/8), a medalha da Ordem do Mérito ao padre Julio Lacellotti, de 74 anos. Esse reconhecimento é concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a personalidades que, na avaliação da pasta, prestaram serviços notáveis à sociedade.

A medida foi publicada por meio de decreto na edição do Diário Oficial da União (DOU). 

Além de padre e pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, Julio Renato Lancellotti é conhecido por desempenhar trabalhos em defesa dos direitos humanos. Entre suas iniciativas, Lancellottti comanda grupos de apoio a pessoas em situação de rua na cidade. 

Atuante nas redes sociais, Julio Lancellotti também denuncia casos de violência policial e de construções em que são utilizados mecanismos de concreto para evitar a presença de pessoas que vivem nas ruas. 

Ameaça 

No último sábado (26), Lancellotti recebeu um bilhete na paróquia que o ameaçava. "Seu dia de reinado aqui vai acabar" e "defensor dos direitos dos bandidos" foram algumas frases escritas em um pedaço de papel. 

O autor das ameaças foi identificado e confessou as ofensas. Essa não foi a primeira vez que o padre foi ameaçado ao longo da missão como defensor dos direitos humanos.

Ordem do Mérito

Com o objetivo de reconhecer civis e militares por seus trabalho relevantes à sociedade, a medalha de Ordem do Mérito foi criada em 2002 e editada em 2018, por meio de decreto presidencial. Personalidades como o ex-presidente Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já foram contemplados com a honraria.

A Ordem do Mérito da Defesa tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas; os militares que se distinguiram no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes.