Uma espuma suspeita surgiu no manancial de captação de água da Estação de Tratamento (ETA) Guandu, responsável pelo tratamento de 43 mil litros de água e por atender cerca de 11 milhões de pessoas na Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, levando a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do estado (Cedae) a interromper o serviço às 5h30 desta segunda-feira (28/8).
A empresa verificou diversos focos de espuma branca e, para garantir a segurança hídrica da população, suspendeu preventivamente a captação das piscinas de filtragem, desviando a água suja para comportas de descarga. Além da capital, foram afetadas as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
A previsão da Cedae é de que o fornecimento de água seja normalizado em até 72 horas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) garante que a espuma “não tem origem natural” e teria originado de um lançamento criminoso de detergente na água, segundo o presidente do órgão, Philipe Campello.
- Em 60 anos, temperaturas máximas diárias avançaram até 3°C no país
- Amazônia: 4 milhões de litros de combustível roubados em 18 meses
“Temos 72 pontos de monitoramento de efluentes e estamos com uma equipe na área para saber se o lançamento continua ou se foi algo pontual. É um crime ambiental. Pode ter sido causado por alguma indústria da região ou por algum cidadão que decidiu descarregar esse produto na água. Inicialmente, estamos focados em detectar locais onde a substância pode ter sido lançada”, explicou Campello. “Só vamos cessar as investigações quando localizarmos quem fez esse lançamento criminoso”.
Saiba Mais
-
Brasil Chilenos invadem Lojas Americanas e furtam R$ 10 mil em celulares
-
Brasil Mulher passou 33 anos em situação análoga à escravidão
-
Brasil Sociedade brasileira de pediatria recomenda nova vacina da dengue
-
Brasil Nove pessoas, incluindo crianças, são achadas carbonizadas na Bahia
-
Brasil Quase 30% dos transplantes de coração ocorrem com menos de um mês de espera
-
Brasil Camilo Santana: bolsa para Ensino Médio deve ser anunciada pelo governo