DOCUMENTÁRIO

Experiência do SUS com tragédia da Boate Kiss vira documentário

Material foi dividido em três episódios que aborda desde o transporte dos feridos até A prevenção do sistema. Vídeos estão disponíveis no YouTube

O Ministério da Saúde lançou, nessa segunda-feira (21), uma série documental sobre a mobilização do Sistema Único de Saúde (SUS) durante e após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrida em 2013. A obra possui três episódios disponíveis no YouTube e deve servir como material didático aos cursos do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).

Com o nome “Saúde no Limite da Dor – Os aprendizados do SUS na emergência da Boate Kiss”, o documentário mais chama atenção para os relatos dos bastidores do maior transporte aeromédico do mundo, até então. A operação resultou no salvamento de 97,5% das vítimas encaminhadas. Um médico e engenheiro das Forças Armadas (FAB) adaptaram um avião cargueiro para realizar o transfer — algo que nunca havia sido feito. 

"Ele pegou um avião e transformou em sete leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Então, ele adaptou a parte eletrônica do avião para 'ciclar' o respirador e o monitor cardíaco. Isso foi o maior transporte aéreo do mundo" conta Adail de Almeira, diretor da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde à época.

Ao total, 56 pacientes foram transportados desta maneira saindo de Santa Maria para a capital Porto Alegre. O primeiro dos três vídeos registra a mobilização nas primeiras horas após o incêndio, a chegada da Força Nacional do SUS e a importância de autoridades no local, como a ex-presidente Dilma Rousseff e Alexandre Padilha, que, à época, era ministro da Saúde."Lembrei que tinha uma estrutura militar em Santa Maria e que tinha pista de pouso. Era possível acionar todo esforço da FAB para qualquer remoção e avisei a presidenta Dilma", relembrou Padilha.

O segundo episódio mostra o acolhimento aos familiares das vítimas, dando destaque ao momento do reconhecimento dos corpos e o transporte do antídoto ao cianeto — gás tóxico que causou muitas das mortes na boate. O último vídeo da série foca nas lições aprendidas pelos envolvidos, descrevendo a importância da estratégia de atenção longitudinal e dos planos de contingência e de prevenção para evitar novas tragédias desta proporção. 

Veja primeiro episódio da série "Saúde no Limite da Dor" sobre a Boate Kiss