O helicóptero da Marinha que caiu na tarde desta terça-feira (8/8) em Formosa (GO), que fica a 80 km de Brasília, é do modelo UH-15 Super Cougar e informações preliminares apontam que estava sendo usado em um exercício operacional. 14 pessoas estavam na aeronave na hora do acidente, duas morreram e as outras sete ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital.
Os helicópteros UH-15 Super Cougar são multimissão, ou seja, podem ser utilizados em tarefas de apoio para operações especiais e operações terrestres de caráter naval. Além disso, também podem ser úteis em ações de evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndios, segundo informou a Marinha.
- O que se sabe sobre queda de helicóptero da Marinha em Formosa
- Vídeo: helicóptero da Marinha cai em Formosa e deixa dois mortos
- Marinha apura causas da queda de helicóptero em Formosa; dois morreram
A primeira aeronave do tipo foi utilizada no Brasil em 2011, na Base Naval do Rio de Janeiro, para uma Operação da Marinha. Ela foi a primeira do projeto H-XBR e recebeu a designação de UH-15.
O que sabe sobre o acidente
O helicóptero da Marinha caiu, nesta terça-feira (8/8), na região de Formosa (GO) durante um exercício operacional na parte da tarde, por volta das 14h, segundo testemunhas. Duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas e foram levadas para um hospital. A polícia apura o que pode ter causado o acidente.
Segundo relatos de pessoas no local, o helicóptero sobrevoou algumas vezes a cidade, e moradores viram o momento em que ele perdeu altitude e caiu na área militar, perto da Lagoa Feia.
A região de Formosa em que o acidente ocorreu é conhecida por abrigar uma das principais bases de treinamento das Forças Armadas. Frequentemente, ocorrem exercícios militares conjuntos na localidade.