O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, emitiu nota de pesar em que lamenta a morte de dois militares após a queda de uma helicóptero da Marinha em Formosa (GO), nesta terça-feira (8/8). Segundo ele, as cirscuntâncias do acidente já começaram a ser apuradas pela Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico.
"O Ministério da Defesa presta as condolências, pela irreparável perda, aos familiares e amigos dos militares, vitimados no cumprimento do dever", finaliza Mucio na nota.
Mais cedo, a própria Marinha havia emitido nota confirmando as mortes e informando sobre o início daa apurações das causas do acidente. A aeronave que caiu era um UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e participava de um "exercício operativo".
De acordo com a Força Naval, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha prestou socorro imediato à vítimas. Dois militares morreram no local e outros seis foram encaminhados a unidades de saúde - dois ao Hospital das Forças Armadas; e quatro ao Hospital Regional de Formosa. A Marinha informa que presta apoio aos militares e familiares dos envolvidos.
Acidente em área militar
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu por volta das 14h. O helicóptero sobrevoou algumas vezes a cidade, e moradores viram o momento em que ele perdeu altitude e caiu na área militar, perto da Lagoa Feia.
Imagens obtidas pelo Correio mostram fumaça preta subindo no céu da região. Viaturas de resgate militar foram deslocadas para atender as vítimas.
Veja a íntegra da nota do ministro da Defesa:
"É com profundo sentimento de tristeza e pesar que, nesta terça-feira (8), por ocasião de um acidente com uma aeronave da Marinha do Brasil, dois militares faleceram durante treinamento na região de Formosa (GO). Conforme a Força Naval, a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico já iniciou os procedimentos para apurar as causas e as circunstâncias do ocorrido.
O Ministério da Defesa presta as condolências, pela irreparável perda, aos familiares e amigos dos militares, vitimados no cumprimento do dever.
José Mucio Monteiro Filho
Ministro de Estado da Defesa"
Saiba Mais