A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deflagrou, no último fim de semana, operações nas cidades de Itatim (BA) e Camaçari (BA), que resultaram em 15 mortes. De acordo com as notas divulgadas pela PMBA, em ambos os casos, as mortes foram consequência do revide dos oficiais ao serem recebidos por ofensivas dos suspeitos.
As ações foram realizadas no mesmo final de semana em que foi deflagrada a operação Escudo, no Guarujá (SP), que já contabiliza 18 mortes. Nesta segunda-feira (31/7), uma operação no Rio de Janeiro (RJ) resultou na morte de pelo menos 9 pessoas. Até o momento, o conjunto das ações da Polícia Militar, em todo o país, somam um total de 42 mortes nos últimos cinco dias.
- Operação no Complexo da Penha, no Rio, deixa 10 mortos e 4 feridos
- Guarujá: sobe para 16 o número de mortos em operação policial
- MDHC apura violação de direitos humanos em operação policial no Guarujá
Camaçari
Equipes de policiais militares entraram em confronto com um grupo criminoso, em Camaçari, na sexta-feira (28/7), após surpreender a quadrilha. Segundo a PMBA, os oficiais atuavam no reforço ao policiamento da região e, após seguir uma denúncia da presença de um grupo criminoso na região de Rua da Paz, foram recebidos a tiros. O conflito, que se redirecionou a uma região de mata, resultou na morte de sete suspeitos.
A PMBA afirmou que os suspeitos foram encontrados feridos, mas com vida, e foram encaminhados ao Hospital Geral Menandro de Faria, onde acabaram morrendo em decorrência dos ferimentos.
Segundo nota, a ação resultou na apreensão de uma submetralhadora 9mm, cinco pistolas de calibre 9mm e .40, um revólver calibre 38 e dinheiro em espécie, além de 620 pedras de crack, 170 porções de maconha embaladas para comercialização e 743 pinos de cocaína, material que foi encaminhado ao DHPP, onde a ocorrência foi registrada.
Itatim
Após denúncias da presença de homens armados e grandes quantidades de drogas, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) foram enviados a Itatim, na Chapada Diamantina, no domingo (30/7). Segundo a nota divulgada pela PMBA, o grupo foi recebido a tiros pelos suspeitos e, na tentativa de cessar a agressão, revidou.
Após o fim do confronto, ainda segundo a nota, os oficiais encontraram oito criminosos sem sinais vitais. A PMBA ressaltou que cinco deles possuíam medidas judiciais de restrição de liberdade. Foram apreendidas nove armas de fogo, além de 284 gramas e 113 papelotes de cocaína e 50 gramas de maconha. O material foi enviado à 12ª Coorpin, onde a ocorrência foi registrada.
* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza