Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher, vestida com fantasia de cavalo, "galopa" em um homem durante apresentação de dança a alunos menores de idade, numa escola municipal do Rio de Janeiro. A possível conotação sexual da apresentação dos dançarinos gerou indignação e a Secretaria Municipal de Educação abriu sindicância para apurar o caso. A pasta ainda proibiu o grupo de se apresentar nas instituições escolares do município.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também repudiou a apresentação. "Queria entender o que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que vê essa gravação, com muita indignação e repúdio", disse, nas redes sociais, na última segunda-feira (28/8).
Inaceitável pic.twitter.com/rukjXFqYxW
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 29, 2023
"A criança está na escola para estudar, aprender, desenvolver habilidades. Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividades ou palestras feitas nas escolas municipais principalmente por esses grupos independentes para que isso não volte a acontecer. Eu não admito que a gente desperdice tempo e exponha crianças a esse tipo de conteúdo", continuou o prefeito.
Paes também destacou que a prefeitura só autoriza apresentações de classificação livre nas escolas. "Se houver qualquer recurso público envolvido vai ter que ser devolvido porque a prefeitura só autoriza atividades de classificação livre na escola. Aliás, mais uma má fé desse grupo que se apresentou à direção da escola como se esse absurdo fosse de classificação livre."
O grupo de dançarinos ainda se apresentou às crianças ao som de Cavalo no cio, do DJ Wallace Santos. A música tem conotação sexual e diz: "Vem mulher, vem galopando, que o cavalo está chamando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ voltando, olha os ‘cavalo’ no cio, cavalo taradão. O cavalo ficou danado, o cavalo tá de frente, o cavalo tá do lado, o cavalo ficou danado. Galopa de frente, galopa de lado, ela vai pra frente, ela toma, ela toma, ela vai pra trás, ela toma, ela toma", diz a letra.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br