A Marinha realiza, a partir de amanhã (26/8), uma ação de combate ao escalpelamento e atendimentos médicos à comunidade ribeirinha do Pará. O objetivo da Força é diminuir os acidentes do tipo, que ocorrem quando cabelos compridos se enroscam nos motores das embarcações utilizadas na reunião, arrancando total ou parcialmente o couro cabeludo e outras partes do rosto. A maioria das vítimas são meninas e mulheres.
Equipes da Marinha e da Universidade Federal do Pará (UFPA), à bordo do Navio Auxiliar (NA) Pará, Victor Correia prestarão atendimentos médicos e odontológicos, realização de exames laboratoriais e de imagem, e campanhas de prevenção ao câncer de mama. Os atendimentos serão nos municípios de Breves, Curralinho, Oeiras do Pará e Ponta de Pedras, até 5 de setembro.
- Acidente deixa duas mulheres em estado grave; uma delas foi escalpelada
- Primeira almirante negra da Marinha: mulher tem que ser "protagonista"
- Ibama pede mais informações à Marinha sobre afundamento de porta-aviões
Já para prevenir os acidentes com escalpelamento, a Marinha intensificará a fiscalização e conscientização das comunidades. A Força realizará palestras, instalará gratuitamente coberturas de eixo do motor, distribuirá toucas de proteção e coletes salva-vidas. No ano passado, a Marinha divulgou que os esforços para prevenção reduziram em 50% os números dos acidentes em 2022, em relação a 2021.
Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento
"Estas iniciativas têm como objetivo disseminar o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Escalpelamento, no dia 28 de agosto, bem como difundir orientações para a população ribeirinha, a fim de erradicar este tipo de acidente na região", declarou a Marinha, em nota.
As atividades serão realizadas em escolas, portos, feiras, e locais com maior fluxo de pessoas, com apoio da Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento e da Sociedade Amiga da Marinha.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.