Exploração Espacial

Meteoro? Especialista explica clarão no céu do Rio Grande do Sul

Vários moradores da região observaram um rastro de fogo rosa pelos céus na noite de quinta-feira (24/8)

O observatório Heller e Jung, localizado na cidade de Taquara (RS) conseguiu identificar que o era o objeto visto -  (crédito: Observatório Heller e Jung)
O observatório Heller e Jung, localizado na cidade de Taquara (RS) conseguiu identificar que o era o objeto visto - (crédito: Observatório Heller e Jung)
Camilla Germano
postado em 25/08/2023 14:03

Um "rastro de fogo" foi observado em diversas cidades do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira (24/8). As imagens do momento viralizaram nas redes sociais e deixaram expectadores curiosos sobre o que poderia ser a imagem.

O observatório Heller e Jung, localizado na cidade de Taquara (RS) conseguiu identificar que o objeto flagrado.

Veja um flagra do objeto: 

Apesar do que muitos acreditaram, o clarão não foi causado por um meteoro. "Foi registrada a reentrada do estágio superior do foguete Soyus SL-4 RB lançado em 22 de agosto no Cazaquistão, da Rússia", explicou o professor Carlos Jung, do observatório.

Esse tipo de material é considerado como lixo espacial — objetos fabricados na Terra e levados ao espaço. Em alguns casos, esses objetos podem cair de volta no nosso planeta.

Neste caso, ainda não existem relatos de onde a peça caiu.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação