O Brasil terá uma das semanas mais quentes do ano, com recordes históricos de temperaturas que podem chegar a mais de 40ºC. A situação se dá devido a uma massa de ar extremamente quente que cobre o Norte do Brasil, com efeitos que se estendem ao Centro-Oeste e regiões do Nordeste do país. Para se ter ideia do calor, as temperaturas superaram 40ºC em áreas da floresta amazônica, onde a excessiva umidade impede valores tão extremos de temperatura.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde de segunda-feira (21/8) marcou 40,8ºC em Pedro Afonso (TO), 40,6ºC em Oeiras (PI), 40,5ºC em Bom Jesus do Piauí (PI), 40,4ºC em Floriano Peixoto (PI) e 40,0ºC em Balsas (MA). Uma projeção da MetSul aponta que o calor pode ser ainda maior em áreas entre o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil, batendo prováveis novos recordes de temperatura máxima para o mês de agosto.
Estados como Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, no Oeste da Bahia, no Noroeste de Goiás e Norte do Mato Grosso do Sul podem alcançar máximas de 40ºC. O cenário de estados nessa situação devem ser ainda mais amplos na tarde de quarta-feira (23/8), quando o calor deve ser extremo principalmente no Centro-Oeste do Brasil e no Sul da região amazônica com máximas entre 40ºC e 43ºC. Na quinta-feira (24/8), o calor se estende com força no Sudeste do Brasil, com máximas de 35ºC a 40ºC em grande número de municípios.
- Estudo aponta que calor pode colocar milhões em insegurança alimentar
- Inverno quente: ondas de calor no Sudeste e Centro-Oeste marcam semana
- Temperatura está em alta na região central do Brasil, mas há chance de chuva
Apesar dos recordes, as altas temperaturas não são de hoje. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, desde o começo das medições, várias estações bateram os seus recordes para o mês de agosto. Oeiras (PI), com 40,6ºC teve a maior máxima em agosto desde os 40,2º C de 22/8/2016. Já Bom Jesus do Piauí (PI), que foi a 40,5ºC, bateu o recorde mensal de 39,9ºC de 18/8/2016. Por sua vez, a máxima em Floriano Peixoto (PI) de 40,4ºC superou o recorde anterior mensal de 39,9ºC em 27/8/2015.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.