Minas Gerais

Cidade de Minas registra maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24h

Na noite dessa segunda-feira (21/8), a cidade de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, passou por fortes chuvas, incluindo queda de granizo

 Cidade de Minas registra maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24h  -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Cidade de Minas registra maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24h - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Daniel Mendes - Estado de Minas
postado em 22/08/2023 18:03 / atualizado em 22/08/2023 18:03

O município de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, registrou o maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24h. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 08h da manhã desta terça-feira (22/8).

Foi medido pelo instituto uma precipitação de 34,4 mm na cidade mineira. Para dar uma dimensão da quantidade de chuvas em Teófilo Otoni, o munícipio mineiro teve o dobro de precipitação em relação ao segundo colocado no ranking de maior volume de chuvas. A cidade de Una, na Bahia, registrou 17,6 mm no mesmo período.

Resultado das fortes chuvas

A chuva registrada em Teófilo Otoni causou estragos em vias, casas, prédios e lojas da cidade. Vídeos que circulam em redes sociais mostram ruas alagadas e sujas, árvores caídas por cima dos fios e até um motorista de ônibus enfrentando a enchente, com água na altura das rodas do veículo.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, por meio das redes sociais, que a BR-116, entre Catugi e Pescador, entre o km 230 ao km 330, está parcialmente interditada em diversos pontos pelas estragos causados pela forte chuva.



Diante de todo os estragos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Teófilo Otoni decretou situação de emergência no município. O prefeito Daniel Sucupira, disse em um vídeo que o gabinete de gerenciamento de crise estava fazendo um balanço dos danos causados pelas ventanias e chuvas de granizo.

A administração municipal divulgou que, até a noite dessa segunda-feira (21/8), foram registradas cerca de 50 ocorrências devido às chuvas fortes. Os dados inclurm pontos de alagamentos, riscos de desabamento e quedas de árvores que obstruíram vias.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.