A 7ª Marcha das Margaridas acontece na manhã desta quarta-feira (15/8) e reúne mais de 100 mil pessoas, segundo a organização do evento. As mulheres saíram do Parque Cidade Sarah Kubitscheck, percorreram as ruas do Eixo Monumental e foram até a Esplanada dos Ministérios, onde ocorre a cerimônia de encerramento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Caravanas de todo Brasil participam da manifestação. Durante a caminhada, era possível ver caminhões de som organizando os grupos de manifestantes por região do país.
- Marcha das Margaridas: de volta à Esplanada pelo diálogo
- Marcha das Margaridas: trânsito lento na Epig; Epia e Eixo Monumental
Na cerimônia de abertura, que começou por volta das 10h45, Mazé Moraes, coordenadora da Marcha, reiterou a expectativa de respostas do governo federal para as pautas entregues pelo movimento em 21 de junho. Na noite de ontem, as ministras da Saúde e das Mulheres já haviam sinalizado que algumas políticas públicas serão anunciadas. Ainda de acordo com Mazé, “diferentemente da marcha de 2019, que foi de resistência, essa é da reconstrução do Brasil”.
Assim como na cerimônia de ontem, ministras marcam presença no evento: Cida Gonçalves (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente) e Nísia Trindade (Saúde). A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também está presente.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.