Movimento social

Vídeo: Marcha das Margaridas reúne mais de 100 mil pessoas na Esplanada

Trabalhadoras percorrem as ruas do Eixo Monumental em Brasília desde o início da manhã desta quarta-feira (16/8)

Marcha das Margaridas reúne multidão de trabalhadoras em Brasília
 -  (crédito: Mayara Souto/CB/DA.Press)
Marcha das Margaridas reúne multidão de trabalhadoras em Brasília - (crédito: Mayara Souto/CB/DA.Press)
Mayara Souto
postado em 16/08/2023 11:27 / atualizado em 16/08/2023 11:29

A 7ª Marcha das Margaridas acontece na manhã desta quarta-feira (15/8) e reúne mais de 100 mil pessoas, segundo a organização do evento. As mulheres saíram do Parque Cidade Sarah Kubitscheck, percorreram as ruas do Eixo Monumental e foram até a Esplanada dos Ministérios, onde ocorre a cerimônia de encerramento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Caravanas de todo Brasil participam da manifestação. Durante a caminhada, era possível ver caminhões de som organizando os grupos de manifestantes por região do país.

 

Na cerimônia de abertura, que começou por volta das 10h45, Mazé Moraes, coordenadora da Marcha, reiterou a expectativa de respostas do governo federal para as pautas entregues pelo movimento em 21 de junho. Na noite de ontem, as ministras da Saúde e das Mulheres já haviam sinalizado que algumas políticas públicas serão anunciadas. Ainda de acordo com Mazé, “diferentemente da marcha de 2019, que foi de resistência, essa é da reconstrução do Brasil”.

Assim como na cerimônia de ontem, ministras marcam presença no evento: Cida Gonçalves (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente) e Nísia Trindade (Saúde). A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também está presente.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação