turismo

Prefeito de Miguel Pereira quer transformar a cidade na "Gramado carioca"

Em entrevista ao Correio, André Português falou sobre o potencial turístico do município, que inaugurou um Parque dos Dinossauros em outubro de 2022

Correio Braziliense
postado em 09/08/2023 21:56
 09/08/2023  Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Entrvista com o prefeito de Miguel Pereira, no RJ, André Pinto de Afonseca. -  (crédito:   Carlos Vieira                                       )
09/08/2023 Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Entrvista com o prefeito de Miguel Pereira, no RJ, André Pinto de Afonseca. - (crédito: Carlos Vieira )

O prefeito de Miguel Pereira, município no centro-sul do Rio de Janeiro, quer transformar a cidade na “Gramado carioca”. Em entrevista ao Correio Braziliense, nesta quarta-feira (9/8), André Português (PSC) destacou o potencial turístico do município e afirmou que o local irá receber empreendimentos e atrativos que deverão atrair visitantes e, assim, alavancar o setor.

Entre as iniciativas para potencializar o turismo no município, está o Parque dos Dinossauros, inaugurado em outubro de 2022. O atrativo, chamado Terra dos Dinossauros, é o maior do mundo nessa temática, com 1,4 milhão de metros quadrados dentro da Mata Atlântica. “O parque tem sido um sucesso desde a sua inauguração. Vamos para nove meses que sábado e domingo não se consegue mais comprar ingresso, está tudo esgotado. No mês de julho agora batemos todos os recordes, ficando entre um dos pontos mais visitados no estado do Rio de Janeiro referente a turismo”, destacou o prefeito.

Miguel Pereira é um dos municípios que mais cresce no estado do Rio. Hoje, a cidade atinge 99% da ocupação hoteleira durante feriados e períodos de férias. “Nós iniciamos querendo transformar Miguel Pereira na Gramado carioca. Gramado é a segunda cidade mais forte do Brasil, em termos de turismo, recebendo quase 9 milhões de turistas por ano, numa cidade de 34 mil habitantes. Miguel Pereira tem 30 mil habitantes e fica em um dos estados mais importantes do Brasil, que é o Rio de Janeiro”, revelou Português.

Além do parque temático dos dinossauros, a cidade vai inaugurar, em 7 de setembro, a primeira Maria Fumaça do Rio de Janeiro. A expectativa é que o trem turístico atraia cerca de 920 mil visitantes por ano, contribuindo para alcançar o objetivo do governo da cidade de levar cinco milhões de turistas anualmente para visitar Miguel Pereira.

Mais parques e grandes empreendimentos nos próximos anos

De acordo com o prefeito André Português, até o final de 2024 mais sete parques serão inaugurados em Miguel Pereira. Entre os novos pontos turísticos, estão no planejamento um Parque das Aves, Museu de Cera, Zoológico e Jardim Botânico noturnos e, já em novembro deste ano, o Parque dos Dinossauros receberá o maior trenó do Brasil, com 1km de trilha.

“Miguel Pereira vai chegar ao nível de conhecimento nacional exatamente por essa grande divulgação e por esse grande resultado que o turismo tá trazendo pra cidade”, assegurou Português.

O setor hoteleiro também vai ganhar um atrativo de peso. Segundo o prefeito, o Hotel Colline de France, eleito um dos melhores do mundo, deverá se instalar em Miguel Pereira. Com sede em Gramado, o empreendimento adquiriu um terreno na cidade carioca para desenvolver uma unidade da rede.

Contribuindo para fazer de Miguel Pereira a Gramado carioca, outras empresas conhecidas da cidade gaúcha têm planos de abrir uma filial no município fluminense. A fábrica de chocolates Lugano está entre as lojas que farão parte do Condomínio Empresarial implantado pela prefeitura.

Pontos turísticos típicos de Gramado também foram instalados em Miguel Pereira, como a Rua Torta e o polo gastronômico Rua Coberta. “Nos últimos cinco feriados nacionais que tiveram no Brasil, Miguel Pereira foi a cidade mais procurada no estado do Rio de Janeiro, mostrando que a gente está no caminho certo”, comemorou o prefeito.

Projetos executados por meio de PPP

Todos os empreendimentos que estão alocados em Miguel Pereira e os que estão em fase de implementação foram desenvolvidos pela prefeitura da cidade e executados por empresas privadas, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). “O mais importante é a parceria privada, são os investidores acreditando em um novo Rio de Janeiro, na cidade de Miguel Pereira”, ressaltou Portugês.

“Com esse investimento a gente começa a transformar uma nova cidade no estado do Rio de Janeiro, que é Miguel Pereira. A iniciativa privada é fundamental porque quando a gente fala em turismo o braço do poder público é simplesmente auxiliar, ele muitas vezes não pode executar até o final o projeto. Então, hoje, a iniciativa privada acredita na cidade de Miguel Pereira, acredita em um novo Estado do Rio de Janeiro. Isso é que está transformando toda aquela região e a nossa cidade, então hoje a iniciativa privada tem sido fundamental no crescimento da cidade de Miguel Pereira”, concluiu o prefeito.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação