O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou, no fim da noite de segunda-feira (7/8), a participação na Cúpula da Amazônia, que começa nesta terça (8) em Belém (PA). O evento é uma reunião dos oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
- Amazônia: R$ 4,5 bilhões para micro, pequenas e médias empresas
- Três indígenas são baleados no Pará às vésperas da Cúpula da Amazônia
- Dino anuncia R$ 2 bi para segurança em território amazônico
Segundo a diplomacia venezuelana, Maduro teve uma infecção nos ouvidos, o impedindo de vir ao Brasil para o encontro. No seu lugar, a vice-presidente, Delcy Rodriguez, representará a Venezuela.
Outros dois países mandaram representantes no lugar do chefe de estado: o Equador e o Suriname. Além dos países amazônicos, representantes da Noruega e Alemanha, grandes contribuintes do Fundo Amazônia, marcam presença.
Emmanuel Macron foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representando a Guiana Francesa, que por não ser um país independente não compõe a OTCA. No entanto, a França foi outro país que enviou um representante.
Convidados como ouvintes, outros países de grandes florestas tropicais estão em Belém para a Cúpula. São eles o Congo, que veio representado pelo próprio presidente Denis Sassou Nguesso, a República Democrática do Congo e Indonésia.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.