O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Santarém, no Pará, acompanhado de seus ministros, para agenda do Programa "Norte Conectado" nesta segunda-feira (7/8). No início da manhã, Lula visitou o Navio Hospital Escola Abaré, ancorado no câmpus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e segue para inauguração da Infovia 01, que levará internet banda larga a 11 cidades da região.
A embarcação é a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial do país. Nela, há estrutura para atendimento clínico e odontológico à comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós. O hospital flutuante realiza ao menos seis expedições por ano, com duração de 20 dias. A média anual de atendimentos realizados é de 20 mil usuários. O Abaré também funciona como hospital universitário da UFOPA e será beneficiado pela Infovia, ampliando o atendimento sem que algumas pessoas da comunidade precisem deslocar-se.
"Vocês sabem como o povo ribeirinho, os indígenas e as pessoas que moram nas comunidades à beira do Rio passam quando estão doentes. É um trabalho muito grande. As vezes a gente só tem perto um benzedor. (...) A nossa ideia é que todas as pessoas que moram em lugares distantes, moram na beira de rios, essas pessoas possam ter um barco hospital para que possam ser atendidas perto de sua casa e possam até ter pequenas cirurgias neste barco. Tudo isso vem com a infovia que vamos lançar agora", declarou o presidente Lula em discurso.
- Lula autoriza ozonioterapia no país como tratamento complementar
- Evento termina com proposta de protagonismo indígena na proteção da Amazônia
- Apenas 5% dos brasileiros fazem terapia, mas 16% tomam psicoativos
O que é a Infovia 01
As Infovias são estruturas de fibra óptica que levarão internet para 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Com isso, será possível expandir os atendimentos para atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), como teleconsulta e telediagnóstico para os municípios mais remotos. Essa tecnologia, que beneficiará cerca de 3 milhões de brasileiros, é parte do projeto "Norte Conectado", o qual prevê 8 infovias na região.
A Infovia 01 liga Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica instalado no leito dos rios amazônicos. Assim, os dez municípios que ficam nessa região poderão ser beneficiados com as novas ações de telessaúde, especialmente para atendimento especializado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São eles: Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
De acordo com texto do Ministério da Saúde, o tempo médio de deslocamento para atendimento médico especializado no Amazonas e Pará pode chegar a 24 horas de barco ou gera um custo de até R$ 80 mil por trecho, quando feito de avião. Desta maneira, "a expansão da saúde digital é essencial para superar esses desafios geográficos".
Cerimônia e promessa do curso de Medicina
Durante cerimônia de lançamento da Infovia 01, além do presidente, também estiveram presentes os ministros da Saúde, Nísia Trindade, das Comunicações, Juscelino Filho, e da Educação, Camilo Santana. Durante discurso, Juscelino enalteceu o papel da tecnologia no avanço do país. Já Camilo e Nísia responderam pedido da reitora da UFOPA, Aldenize Ruela Xavier, para que um curso de Medicina seja montado na universidade. A ministra da Saúde afirmou que "será avaliado" e o ministro da Educação concordou com a colega e acrescentou: "Já têm estudos que mostram que onde mais tem médicos atuando é onde há faculdade de Medicina".
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.