QUALIFICAÇÃO

Correio abre inscrições para o curso Jornalismo na Prática; saiba como participar

Podem participar estudantes do último semestre de graduação em jornalismo (conclusão prevista para dezembro de 2023) e recém-formados (2021, 2022 e 2023). Veja

Correio Braziliense
postado em 01/08/2023 14:20 / atualizado em 03/08/2023 16:14
Serão disponibilizadas 20 vagas ao todo em processo seletivo nacional, sendo que destas 10 vagas serão reservadas para pessoas do Distrito Federal  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Serão disponibilizadas 20 vagas ao todo em processo seletivo nacional, sendo que destas 10 vagas serão reservadas para pessoas do Distrito Federal - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Começam nesta terça-feira (1ª/8) as inscrições para o curso Jornalismo na Prática. Promovido pelo Correio Braziliense, programa de treinamento é voltado para jovens profissionais de jornalismo que querem se aprimorar na área e que tem como foco a cobertura do setor de saúde do Brasil.

Serão disponibilizadas 20 vagas ao todo em processo seletivo nacional, sendo que destas 10 vagas serão reservadas para pessoas do Distrito Federal. Podem se inscrever estudantes do último semestre de graduação em jornalismo (com conclusão prevista para dezembro de 2023) e recém-formados (2021, 2022 e 2023/1º). Entre as vagas ofertadas, 10 serão reservadas para pessoas que moram no Distrito Federal. 

As atividades do curso estão previstas para ocorrer entre os dias 11 de setembro e 10 de novembro de forma gratuita em formato híbrido, com atividades on-line nas cinco semanas iniciais e o restante em formato presencial na sede do Correio, em Brasília.

O programa prevê aulas, palestras e entrevistas com profissionais da área em módulos sobre saúde pública, pesquisas de medicamentos e informação científica, saúde complementar e doenças prevalentes no país.

Além disso, os alunos terão contato com repórteres e editores do Correio, que vão abordar questões como ética jornalística e combate à desinformação.

Aulas

As aulas terão coordenação dos jornalistas Andréia Lago e Raul Pilatti, ambos com passagens por diversas redações do país e experiência na cobertura jornalística de Brasília. O curso tem patrocínio da Interfarma, associação que reúne empresas e pesquisadores nacionais e estrangeiros da indústria farmacêutica.

Andreia contou ao Correio que o curso vai abordar o cenário do sistema de saúde no Brasil. "O curso vai tratar da parte de organização da saúde no país. Falaremos da distribuição de atribuições e competências entre governos federal, estadual e as prefeituras. Isso não é algo claro para a população e, muitas vezes para jornalistas que cobrem saúde pública", disse a coordenadora do Jornalismo na Prática. 

Andréia Lago acrescentou que, além dos estudos sobre o Sistema único de Saúde, os ensinamentos do curso vão abranger o mercado de saúde privada. "A gente vai falar de todos os aspectos, como a regulação e a fiscalização deste serviço", enfatizou. 

A produção e a distribuição de vacinas também serão tema de discussões no curso Jornalismo na Prática. Na avaliação de Andréia, a cobertura da imprensa na pandemia de covid-19 mostrou ser necessária maior qualificação das redações e dos jornalistas.

"Abordaremos como funcionam a produção de vacinas e de medicamentos no Brasil. Na pandemia, por exemplo, tivemos inúmeros exemplos de dificuldades de compreender como funciona o processo de produção de vacina, além de como são realizados os testes dos imunizantes. Então o curso vai preparar jornalistas para dominar esse assunto", afirmou.

Rodízio entre editorias

Durante o primeiro mês, o curso será 100% on-line. A partir do segundo, as atividades serão presenciais, na redação do Correio. Pela manhã, haverá aulas, palestras e atividades do curso. Já durante à tarde, os participantes farão um rodízio entre as editorias e os veículos de todo o grupo Diários Associados, em Brasília.  

"O rodízio passará pelas editorias tanto do jornal impresso, quanto do site. Os participantes também vão passar pela rádio e pela TV", anunciou Andreia.

Processo seletivo

Na primeira etapa do processo, os candidatos deverão fazer uma sugestão de reportagem na temática de saúde no próprio formulário de inscrição. No documento será preciso detalhar fontes e sugerir como a matéria pode ser desenvolvida para diferentes formatos.

Os participantes aprovados para a segunda etapa passarão por dinâmica on-line e terão que produzir um texto jornalístico sobre um tema divulgado no dia. O resultado da seleção será publicado em 1º de setembro no site e nas redes sociais do Correio.

Para participar da primeira fase da seleção, preencha o formulário neste link.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação