O Correio Braziliense abrirá as inscrições para a primeira edição do curso Jornalismo na Prática a partir de terça-feira (1º/8). O programa de treinamento é voltado para jovens profissionais de jornalismo que querem se aprimorar na área e que tem como foco a cobertura do setor de saúde do Brasil.
Serão disponibilizadas 20 vagas ao todo em processo seletivo nacional, sendo que destas 10 vagas serão reservadas para pessoas do Distrito Federal. Podem se inscrever estudantes do último semestre de graduação em jornalismo (com conclusão prevista para dezembro de 2023) e recém-formados (2021, 2022 e 2023/1º).
- Correio lança inédito curso de Jornalismo na Prática, voltado para estudantes e recém-formados
- Correio rumo ao futuro: o jornal da capital completa 63 anos
- Aos 63 anos, Brasília é nossa, é de todos! Leia o especial de aniversário
As atividades do curso estão previstas para serem realizadas entre os dias 11 de setembro e 10 de novembro de forma gratuita em formato híbrido, com atividades on-line nas cinco semanas iniciais e o restante em formato presencial na sede do Correio em Brasília.
A primeira turma receberá formação teórica e prática para a cobertura jornalística da área da saúde. A iniciativa garantirá aos escolhidos a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos técnicos e teóricos sobre a cobertura de assuntos de saúde.
O programa prevê aulas, palestras e entrevistas com profissionais da área em módulos sobre saúde pública, pesquisas de medicamentos e informação científica, saúde complementar e doenças prevalentes no país.
Além disso, os alunos terão contato com repórteres e editores do Correio, que vão abordar questões como ética jornalística e combate à desinformação.
O curso terá coordenação dos jornalistas Andréia Lago e Raul Pilatti, ambos com passagens por diversas redações do país e experiência na cobertura jornalística de Brasília e tem patrocínio da Interfarma, associação que reúne empresas e pesquisadores nacionais e estrangeiros da indústria farmacêutica.
Como funcionará o processo seletivo
Na primeira etapa do processo, os candidatos deverão fazer uma sugestão de reportagem na temática de saúde no próprio formulário de inscrição, onde precisarão detalhar fontes e sugerir como a matéria pode ser desenvolvida para diferentes formatos. O link para o formulário será divulgado antes da abertura das inscrições.
Os participantes aprovados para a segunda etapa passarão por dinâmica on-line e terão que produzir um texto jornalístico sobre um tema divulgado no dia. O resultado da seleção será publicado em 1º de setembro no site e nas redes sociais do Correio.